Guia do Churrasqueiro para um Churrasco Perfeito

Guia do Churrasqueiro para um Churrasco Perfeito

Guia do Churrasqueiro com Churrasco Perfeito

Maminha ou Picanha na brasa? Pra mim tanto faz!
Final de semana combina com calor. Calor combina com praia. E churrasco? Esse combina com qualquer dia/horário/mês/estação/ano!
Mas sempre fica a dúvida, como preparar o churrasco perfeito? Siga as nossas dicas e surpreenda os seus convidados!
Guia definitivo do churrasco perfeito

Preparativos e Acessórios
A grande estrela do dia! A carne!
– Para garantir a maciez e sabor, prefira peças novas e bem marmorizadas, ou seja, com boa quantidade de gordura entre as fibras.
– Não pode faltar o carvão! Utilize carvão vegetal, de preferência de eucalipto. Para cada saco, use meio litro de álcool com 92% de concentração.
– Grelha – Opte por um modelo duplo, feito de aço ou de alumínio e com hastes grossas para que a gordura escorra bem.
Qual a churrasqueira ideal?
Pra quem busca praticidade – Modelos a bafo vêm com tampa para manter o calor e facilitam o preparo de carnes que demoram a cozinhar.
Churrasqueira para quem tem pouco espaço – Por serem compactas e fáceis de transportar, as portáteis são ótimas opções para ambientes pequenos.
A churrasqueira para o seu apartamento? Para esse local, recomenda-se uma churrasqueira a gás ou elétrica, pois liberam pouca ou nenhuma fumaça. Nada de deixar a sua casa defumada!
Mas afinal, qual a quantidade ideal de carne e bebida para o churrasco?
Um cálculo certo é muito difícil de afirmar. Afinal, sempre tem aquele tio que come um boi todinho. Mas os especialistas dizem que o cálculo ideal é de 500g para um adulto (150g de linguiça, 50g de frango e 300g de carne vermelha).
Para as crianças é recomendável separar uma quantidade de 150g até os 7 anos, entre 7 e 10 anos recomenda-se 250g e acima de 10 anos a mesma quantidade dos adultos, 500g.
E as bebidas?
Normalmente recomendamos meio litro de refrigerante por pessoa, no mínimo 3 latas de cerveja por pessoa (para quem bebe, é claro) e meio litro de água, também por pessoa. Deixe tudo geladinho utilizando cooler com gelo ou um bom freezer. Mas cuidado para não congelar as bebidas.
Quais os tipos de carne e temperos ideais para o churrasco?
As principais carnes vermelhas são: Picanha, fraldinha, maminha, alcatra, costela e contrafilé.
Temperos ideais: sal grosso, pimenta-do-reino e ervas, como alecrim e tomilho.
Gosta de frango? Perfeito! Em um churrasco as principais carnes são sobrecoxa, asinha e coração.
Temperos ideias para o frango: Sal fino, pimenta-do-reino, alho, ervas, como tomilho e erva-doce, e vinho branco para marinar.
Oinc Oinc! As carnes de porco utilizadas no churrasco são lingüiça, costelinha e paleta. Você pode temperar com uma mistura de água, vinho branco seco, mel sal e pimenta-dedo-de-moça para colocar em marinada por 2 horas.
Outra opção para o churrasco é o cordeiro. Costumam utilizar o pernil, a paleta e a costeleta. Você pode temperar utilizando ervas frescas, como hortelã e alecrim, ou uma combinação de azeite, vinho branco, tomilho e dentes de alho para marinar.
Não podemos esquecer do peixe! Robalo, namorado, anchova, garoupa, salmão, tainha e sardinha são os principais. Para temperar utilize sal e azeite ou suco de limão para marinar por uma hora antes de ir para a brasa. O salmão você pode temperar com alho e azeite, coloque-o envolto em papel alumínio até começar a dourar.
Dicas para preparar o churrasco perfeito!
Aquecimento é uma brasa: o fogo deve ser aceso 10 minutos antes de as carnes serem colocadas na churrasqueira.
Cuidado! Distância do fogo: Peças inteiras de carne vermelha devem ser colocadas a 40cm da brasa. Bife, peito de frango e peixe precisam ser posicionados a 5cm.
No ponto! Para saber como a carne está, espete o garfo para verificar a temperatura. Se sair frio e úmido, está malpassada. Se sair quente e molhado, está no ponto. Se sair quente e seco, está bem passada. Cuidado para não virar a famosa sola de sapato. =/
Shiiiiiiiiiiuu! Segredo! Prepare a carne vermelha na brasa bem vermelha, mas sem fogo alto para não queimar a peça por fora e deixá-la crua por dentro.
Quando virar o bife? Vire os bifes na grelha quando começarem a aparecer gotículas em cima da carne. Então, toste o outro lado.
Qual o tempo de cada carne? Em média, linguiças e coraçõezinhos de frango ficam prontos em 20 minutos; peças inteiras, em 40 minutos; e bifes com 3 cm de espessura, em 2 minutos e meio.
Churrasco não é feito só de carne! Conheça os acompanhamentos ideais!
Farofa de legumes e bacon: bacon, cebola, alho, cenoura, ervilha, ovo, farinha de mandioca, salsa e cebolinha.
Vinagrete: vinagre, azeite, cebola, cheiro-verde, tomate sem sementes, sal e pimentão verde.
Salada arco-íris: repolho roxo, acelga, alface-americana, beterraba, cenoura, abacaxi, maçã-verde, pêssego em calda, uva-passa, creme de leite sem soro, pão de forma, suco de limão e sal.
Maionese com ervas: ovo, pimenta-do-reino, cebolinha, salsinha, açúcar, mostarda, óleo, azeite e suco de limão.
Agora já sabe como preparar um belo churrasco? Compartilhe com os amigos (mas só depois do churrasco! =D)
*O conteúdo deste blog pertence à Chef Line, sendo autorizado sua reprodução em outros meios de comunicação com os devidos créditos. As imagens postadas em nosso blog são retiradas do Google Imagens, bancos de imagens ou fornecidas pelas marcas com as quais trabalhamos. Portanto, elas podem ser utilizadas em outros sites e blogs. Caso você seja o autor de uma dessas imagens, gentileza entrar em contato para darmos os devidos créditos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *